• Alves Lima

O que observar na compra de um apartamento na planta

​A decisão por comprar um apartamento é muito importante. Você precisa observar muito bem algumas coisas importantes na hora de comprar um imóvel na planta. Fizemos esse texto exatamente para te ajudar nisso.





Nesse texto vamos detalhar 4 principais pontos:


1. Conheça bem a construtora antes de comprar o apartamento na planta

2. Observe bem a documentação e a data de entrega da obra

3. Mantenha folders e materiais de propaganda do imóvel e não pague taxas indevidas

4. Faça uma visita à obra para conhecer melhor as condições reais do bairro



 

Quando você se depara com um anúncio de imóvel é comum ver imagens lindas, bem tratadas, com alto padrão de acabamento, fotos de família feliz e imagens em 3D que foram feitas em computador. Esses anúncios podem mostrar muitas coisas fora da realidade e também esconder aquilo detalhes importantes que não deve ser mostrado.


Então na hora de comprar uma casa ou apartamento, evitando prejuízos, arrependimentos e dor de cabeça, fique atento a alguns pontos muito importantes:


1. Conheça bem a construtora antes de comprar o apartamento na planta


Talvez você não saiba, mas a Caixa Econômica Federal traz em seu site os cuidados que você deve ter ao comprar imóveis na planta, e o primeiro deles é procurar uma construtora de qualidade para garantir que seu imóvel será entregue de acordo com o que você pagou.


Procure uma construtora que tenha certificado ISO de qualidade, e que não possua muitas reclamações no Procon e no site Reclame Aqui. Conheça e visite prédios que ela já tenha construído e pergunte se foram entregues dentro do prazo combinado.


Um ponto muito importante também ao comprar um apartamento na planta é analisar se a construtora também incorpora seu empreendimento e se ela constrói com recursos próprios. Aqui na Alves Lima, por exemplo, nós construímos todos os nossos empreendimentos com recursos próprios, bancamos as obra de nosso próprio bolso, o que garante a continuidade da construção, sem imprevistos e paralisias por conta de falta de verba.


2. Observe bem a documentação e a data de entrega da obra


Tendo observado as questões financeiras e de confiança na construtora, agora é hora de observar bem documentação e o prazo de entrega do empreendimento. Certifique-se de que a construtora especifique em contrato quanto a data de entrega do imóvel, o que lhe poupará de problemas no seu planejamento financeiro.


Na presidência do comitê de habitação da OAB-SP, o advogado Marcelo Tapai lembrou que além da data contratada, a construtora pode atrasar em até 180 dias a entrega da obra, desde que justifique. Mas ultrapassado esse prazo, o comprador pode exigir na Justiça indenização por danos materiais e morais, à razão de 0,8% sobre o valor atualizado do imóvel por mês de atraso.


Outro documento importante para você exigir é o memorial de incorporação, onde são definidos todos os detalhes da obra, como a qualidade do aço, do cimento, as áreas comuns, o acabamento de pisos e janelas, as marcas das louças sanitárias e dos metais. O memorial também é uma garantia de que a obra foi registrada em cartório e de que está aprovada pela prefeitura e seus órgãos de fiscalização.


3. Mantenha folders e materiais de propaganda do imóvel e não pague taxas indevidas


Depois das etapas acima vai ser a hora de você assinar o contrato de compromisso de compra e venda do imóvel. Guarde o contrato junto com o memorial descritivo e todo o material publicitário que tenha sobre a obra. Todos esses papéis, desde um simples folheto, podem ser muito úteis na hora em que seja preciso cobrar da construtora alguma coisa que não tenha sido feita conforme o combinado.


O advogado Marcelo Tapai também cita algumas armadilhas que o comprador pode cair, e deve procurar evitá-las, como algumas taxas que a construtora pode colocar na conta do cliente. A primeira é a taxa de corretagem, muitas vezes cobrada do comprador quando é devida pela construtora, que é quem contrata os corretores.


4. Visite a obra para conhecer as condições reais do bairro onde vai morar


Os materiais publicitário geralmente destacam as principais vantagens e não mostram algumas desvantagens do empreendimento. Preste atenção a toda propaganda enganosa na hora de comprar um imóvel na planta, especialmente no que diz respeito ao bairro e à vizinhança do empreendimento.


Faça visita ao local para “sentir” o entorno, as ruas das redondezas, conferindo se a propaganda confere com a infraestrutura do bairro, condições das ruas e avenidas de acesso e topografia do terreno. Pergunte também à vizinhança se aquela rua fica alagada ou passa por alguns problemas quando é tempo de muita chuva.


Se a construtora oferecer, dê uma boa examinada na maquete, um dos principais instrumentos para sua tomada de decisão. Afinal, é por meio dela que você pode compreender melhor a obra que ainda não existe. Guiando-se pelas coordenadas do seu prédio em miniatura você pode escolher melhor a posição do apartamento que vai comprar, sua exposição ao sol e a vista que pode lhe proporcionar. Pequenos detalhes, mas que podem ter grande importância na valorização do investimento que você está fazendo.


Gostou do conteúdo?


Compartilhe com algum amigo que também possa gostar.

11 visualizações0 comentário